Meu objetivo ao navegar no site foi pesquisar os tipos de máscaras. Mas, a gente acaba aprendendo muito mais, como por exemplo, o quanto é importante o estudo aprofundado dentro de um grupo de teatro.
Quando os integrantes de um grupo se propõem a seguir determinada linha de trabalho, faz-se necessário um aprofundamento teórico e prático. Assim se apresenta o Moitará: um grupo que se empenha em estudar a máscara, compreendendo o ator como o único capaz de dar vida a esse adereço milenar.
O grupo apresenta o seguinte texto e imagens para definir os diferentes tipos de máscaras:
Máscaras Larvárias: São rostos inacabados, formas simplificadas da figura humana, que remetem ao primeiro estado dos insetos.
Máscara Neutra: A Neutra é uma Máscara de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos.
Máscaras Expressivas: São Máscaras de feições mais elaboradas, com definições de caráter, que traduzem estados de ânimo.
Meias – Máscaras: São Máscaras falantes que cobrem somente a parte superior do rosto.
Máscara Abstrata: São máscaras inteiras de formas geométricas, sem menção animal ou humana, que propõe ao ator um jogo acrobático e abstrato.
Tipos Populares: ...máscaras representativas de "tipos" populares brasileiros, buscando encontrar a fisicalidade e a vocalidade...
http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/PesquisaFrame.htm
Baseado no que nos diz o Grupo Moitará, busquei analisar a máscara que confeccionamos a partir da oficina ministrada pelos tutores de Suporte Cênicos. Ainda não terminei meu trabalho, pois ainda falta a pintura. Acredito que minha máscara pode ser considerada uma mistura entre a “Meia–Máscara” e a “Máscara Larvária”, pois se encerra antes da boca e apresenta figuras de animais com características humanas.
Que estou fazendo uma meia-máscara, isso não se discute. Agora, se é uma máscara larvária, isso eu não sei. Pode ser que minha máscara apenas se chame “máscara zoomórfica”
Nenhum comentário:
Postar um comentário