quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Commédia del'Arte

Quando nos propomos a trabalhar com teatro, a pesquisa sobre essa linguagem artística deve ser uma constante. Quanto mais conhecemos, melhor compreende sua construção histórica.
Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, “A commedia dell'arte foi uma forma de teatro popular improvisado, que começou no séc. XV na Itália e se desenvolveu posteriormente na França e que se manteve popular até o séc. XVIII.”
As apresentações eram feitas em cima de carroças ou palcos improvisados, nas ruas e praças das cidades. Normalmente essas companhias eram formadas por famílias.
Os atores não decoravam textos, pois havia apenas um roteiro com personagens fixos, mas possuindo total liberdade de criação. Muitos atores interpretavam o mesmo papel durante toda vida. As companhias eram itinerantes e possuíam uma estrutura familiar.
Segundo o texto “Commedia Dell'arte”, escrito pelo grupo de teatro Moitará, “As trupes da Commedia dell'arte eram formadas, geralmente, por oito ou doze atores. Os personagens representados eram divididos em três categorias: os enamorados, os velhos e os criados chamados zannis, que provavelmente deriva de Giovanni, nome típico do ambiente camponês italiano.”
Os enamorados eram geralmente representados por homens e mulheres belos e cultos, falavam com elegância num toscano literário, eventualmente poderiam ser personagens ingênuos e não muito brilhantes. Vestiam-se com roupa da moda e não utilizavam máscaras. A enamorada, segundo o esquema da trama, poderia ser cortejada por dois pretendentes, um jovem e um velho.

Entre os personagens que utilizavam máscaras encontramos os velhos e os criados. Os velhos são: Pantalone, um rico mercador veneziano, geralmente avarento e conservador. Falava em dialeto veneziano, era apaixonado por provérbios e, apesar de sua idade, cortejava uma das donzelas da comédia. Sua máscara era negra e se caracterizava por seu nariz adunco, o que remetia aos hebreus, e sua barbicha pontuda.
Pantalone, com sua figura esguia, contrastava e complementava no jogo cênico com a figura redonda do outro velho, o Dottore, que era pedante, normalmente advogado ou médico, falava em dialeto bolonhês intercalado por palavras ou frases em latim. Gostava de ostentar a sua falsa erudição, mas era enganado pelos outros por ser extremamente ingênuo. Era um marido ciumento e geralmente corcundo. Sua máscara só marca a testa e o nariz.

O Arlequim é uma personagem da Commédia dell’arte, que surgiu com a função de divertir o público durante os intervalos dos espetáculos. Aos poucos esse papel foi tomando importância maior, destacando na cena através de sua roupa colorida.


Pulcinella usava sua máscara com um nariz em forma de bico e sua voz era estridente, lembrando uma ave. Apresentava-se como um tolo ou um enganador.

Na História do Teatro, a Comédia dell’Arte é um marco na profissão do ator e na profissionalização do Teatro. Esse gênero teatral Influenciou fortemente atores, dramaturgos e encenadores até os dias atuais.

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arlecchino > acesso em 13 de setembro de 2009.
http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/commedia.htm# > acesso em 13 de setembro de 2009.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Commedia_dell> acesso em 13 de setembro de 2009.
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1502467 > acesso em 13 de setembro de 2009

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